terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Museu do Automóvel - Brasília

Nada como receber algumas visitas para você aproveitar os atrativos que sua cidade oferece. Eu achava que conhecia bem os pontos turísticos de Brasília (afinal, nasci aqui) até conhecer o melhor deles: o Museu do Automóvel.

Sempre ouvi falar que em Brasília tinha algo do tipo, mas nunca imaginei que seria tão bom! Apesar de ser uma cidade com pouca história, Brasília abriga um dos museus de carros antigos mais representativos do país!

Para melhorar a visita, fui com uma pessoa que parecia ser o dono do local: conhecia tudo, todos os carros, história, características e tudo mais...

O museu contém exemplares que merecem destaque como o GT Malzoni de 1966. Desenhado pelo fazendeiro Genaro Rino Malzoni, o Malzoni surgiu como carro de corrida da equipe da fábrica Vemag, viabilizou-se em pequena linha de produção, e depois na bem sucedida Puma. Sua carroceria em fibra de vidro e plástico inspira-se no mítico Ferrari 275. Espécie de avô do Puma, foram feitas apenas 40 unidades entre 1965 e 1966.

GT Malzoni

Outra raridade é o FNM Onça 2000, de 1967, um dos mais raros nacionais. Encomenda da estatal Fábrica Nacional de Motores, era um esportivo caro, refinado.

FNM Onça 2000


Outro exemplar de destaque no acervo é a limusine Itamaraty que serviu ao Ministério de Relações Exteriores, uma versão "esticada" do Aero-Willys, da qual foram feitos apenas 20 exemplares e há poucos remanescentes

Itamaraty
Itamaraty

O Museu do Automóvel é um lugar maravilhoso para se conhecer em Brasília e que, infelizmente é pouco visitado. O museu fica em um galpão antigo do Ministério dos Transportes localizado no Eixo Monumental. 


Segundo um voluntário que trabalha no museu dando manutenção nos veículos, existe um grande risco de o museu deixar de existir. Segundo ele, o ministério está exigindo o galpão de volta para transformá-lo um galpão de papéis e documentos.

É uma pena.... por isso, aproveitem enquanto for possível.

Consegui tirar algumas fotos no local, mas me desculpem pela qualidade pois foram tiradas do meu celular.
Willys Capeta, 1965

Interior do Capeta.. Incrível, apenas 32 km rodados






Adicionar legenda







Algumas fotos estilo lomo:












Museu do Automóvel de Brasília SGON Quadra 1 Lotes 180/200 - Brasília - DF 
Ao lado do Palácio do Buriti
Tel.: (61) 3225-3000 
De terça-feira à domingo, das 11h00 às 18h00. 
site : www.museudoautomovel.org.br

2 comentários:

  1. Thaise, tinha uma vespa linda!!!! Lá é muito legal... Eu tirei foto de uma em NY que vc ia amar, bem clássica. Depois vou postar! Bjs

    ResponderExcluir