terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Ipad e a Fotografia

Recentemente o Bar Brahma, localizado na famosa esquina de Ipiranga com São João no centro da capital paulista, implementou um sistema em que os clientes têm acesso ao cardápio do bar por um iPad. O pedido é feito pelo aparelho e é incluido em sua mesa automaticamente. Inclusive o pagamento, se for feito por cartão, pode ser feito direto do iPad.

Pelo visto, esse aparelho realmente revolucionou os costumes das pessoas. E com a fotografia não foi diferente. Steve Jobs anunciou que nunca mais os usuários do Ipad veriam as fotos da mesma maneira. Realmente, desde que comprei um, meus hábitos fotográficos mudaram.

Os fotógrafos americanos afirmam que o Ipad revolucionou a forma de apresentação dos portifólios. Mas por que ele pode ser muito bom também para os fotógrafos amadores?




Sempre fiquei fascinado pelos recursos da Apple para os fotógrafos que não são profissionais, mas valorizam uma foto de qualidade. Há mais de um ano uso o excelente Iphoto (aplicativo para apresentação, organização e edição de fotos).

Mas o Ipad inovou! Ele possibilitou algo que antes parecia ser impossível... Um aparelho digital substituindo o contato físico com um papel. Sabemos que ter as fotos em um computador nunca substituiu um albúm com as fotos reveladas. Mas ver as fotos em um Ipad consegue ser ainda melhor do que ver as fotos reveladas, gracas à sua ótima tela de 9,7". Sem falar que em um pequeno aparelho você pode armazenar uma quantidade absurda de fotos!

Mas as vantagens não são só essas. A apple inventou várias maneiras para alegrar os fotógrafos. Vejam algumas:

O Ipad utiliza uma tecnologia avançada, denominada IPS (in-plane switching - comutação no plano) para proporcionar um ângulo de visão extremamente amplo, para que amigos e família também possam dispor de uma vista fantástica. Isso significa que acabou aquela história daquele parente chato ficar pedindo pra você ficar abaixando a tela do notebook, porque em um ipad de qualquer ângulo consegue-se uma boa visão da foto.

O fato de a tela do ipad mudar de acordo com o sentido do movimento, permite que você tenha a melhor visualização possível de uma foto, seja ela na horizontal ou na vertical.




Usado com um Macbook ou Imac, o ipad conserva as funções de organização das fotos por rostos ou locais.


A forma de transferências de fotos para o Ipad é muito simples! A Apple lançou um acessório chamado de Camera Connection Kit. Esse acessório permite importar fotografias diretamente da câmara (via entrada USB) ou cartão SD, que é usado pela maioria das máquinas atualmente.


Além dos próprios recursos do Ipad, existem inúmeros aplicativos de fotografia disponíveis na Apple Store, como por exemplo:

Paint it - primeiro aplicativo da Corel para o Ipad, permite transformar o iPad “numa galeria de arte portátil”, fazendo um slideshow todo configurável, incluindo seleção de imagens (da sua biblioteca local ou do Facebook), efeitos artísticos, música de fundo e muito mais.

BlogPress - para os blogueiros gererenciarem os seus blogs, inclusive para fazer posts com fotos no blogger, o que era impossível apenas utilizando o safari do Ipad.

ScrapPad - permite fazer scapbooks digitais e enviar por email ou postar no facebook. Muito legal!

Photogene - ótimo aplicativo de edição de fotos com todas as opções de edição básicas e essenciais.


Portanto, Ipad e Fotografia são uma combinação perfeita!


Fonte: www.apple.com.br

- Posted using BlogPress from my iPad

Um comentário:

  1. Eles estão te pagando alguma coisa Henrique?
    Que propaganda!!! uhauhauhuahuahuah
    Boa matéria.

    ResponderExcluir