sábado, 18 de dezembro de 2010

Qual máquina devo comprar?

O que você realmente precisa saber para não se arrepender


Muitas pessoas já me perguntaram dicas sobre que máquina fotográfica comprar. Certa vez, um amigo me pediu ajuda para escolher uma máquina ideal para ele. Então, querendo ajudar, fiz uma mega lista com comparativos, as melhores máquinas, melhores custos benefícios. Só faltava escolher! Depois que recebeu minhas dicas, ele mandou um email agradecendo mas acabou comprando uma que estava em promoção nas lojas americanas. Por que isso aconteceu?

É muito comum ver pessoas agindo pela emoção na hora de comprar uma máquina, mas depois acaba se arrependendo por ter comprando uma que não atende às suas necessidades.

Pensando nisso, resolvi escrever dicas sobre o que realmente importa na hora de comprar uma máquina: o tamanho de sua paixão pela fotografia! (Minha intenção não é encher de informações técnicas sobre todos os tipos de máquina, mas sim ajudar a entender qual tipo mais se adapta às suas necessidades, com as melhores opções disponíveis).

ESQUEÇA A QUANTIDADE DE PIXELS

A primeira coisa que você precisa saber pra escolher a sua máquina ideal é que, DEFINITIVAMENTE, o numero de pixel não é um fator determinante. O pixel determina apenas o tamanho da foto que você poderá imprimir sem perder a sua qualidade. A quantidade de pixels não altera a qualidade da foto! Para terem uma idéia, para revelar fotos no tamanho padrão  (10X15) 4 mega pixels é o suficiente. Por outro lado, a qualidade da foto dependerá dos recursos disponíveis nas máquinas.

AS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS

Basicamente, existem os seguintes tipos de máquina fotográfica.

Point-and-shoot: são aquelas que todo mundo tem! Ou seja, como o próprio nome diz, basta apontar e disparar. São as máquinas leves e pequenas em que o usuário não tem nenhum trabalho para tirar as fotos, basta clicar. Não possui troca de lentes e geralmente não permite fotos diferenciadas e de qualidade. (Já ouvi algumas pessoas dizendo que são ideais para os fotógrafos amadores. Eu jamais diria isso! A palavra amador vem de amor, ou seja aquele que tira foto por amor e não por profissão. E com certeza aquele que tira fotos por amor, dificilmente escolheria uma point and shoot.)




INTERMEDIÁRIAS: Na verdade essas máquinas também pertencem à categoria point-shoot, entretanto são um pouco maiores. Mas não é o tamanho que as torna diferenciadas. Apensar de ser uma máquina essencialmente automática, ela permite o uso de alguns recursos manuais limitados, permitindo fotos de melhor qualidade.


DLSR: A sigla, em inglês, DSLR significa ‘Digital Single-Lens Reflex’, ou Câmera Digital de Reflexo por Lente Única, ou seja, são câmeras que, normalmente, usam um sistema de espelho semi-automático que se deslocam permitindo ao fotógrafo ver exatamente o que será capturado e é justamente por isso que as imagens registradas com as DSLR não sofrem o mesmo retardo que as point-and-shoot. De forma simplificada, são aquelas geralmente maiores e que permite a troca de lente, infinitos recursos fotográficos e, o mais importante, recursos manuas, como a escolha da fotometria (quantidade de luz exposta).

 




A ESCOLHA

Poderia dizer que a escolha depende de basicamente um fator: O TAMANHO DO SEU AMOR PELA FOTOGRAFIA!
Não adianta pessoal, o nível de interesse que você tem pela fotografia vai determinar o tipo de máquina que você deverá comprar.
Vejam a escala abaixo (de acordo com o interesse pela fotografia):

·       Gosto para registrar os momentos: nessa caso, uma máquina serve apenas para registrar um momento, sem grades exigências nem critérios. Nesse caso, a máquina ideal é a point and shoot. Sugestão (é difícil, porque não gosto de jeito nenhum, só em momentos de muita comodidade): Canon PowerShot SD1300 IS Digital ELPH Câmera


·       Admiro uma foto de qualidade: nesse caso, você gosta de uma foto de qualidade, e até percebe quando ela é uma foto acima dos padrões. Nesse caso, você deve comprar uma máquina intermediária. Vai permitir fotos melhores, se dar o trabalho de carregar uma DSLR. Sugestão: Nikon CoolPix P100 Digital Câmera


·       Sou um amante da arte de fotografar: para você não importa o trabalho de carregar uma máquina um pouco maior que as normas, sendo que você conseguirá excelentes fotos em qualquer ocasião. Alem disso, a fotografia não é um gasto, mas sim um investimento! Nesse caso, você deve comprar uma máquina DSLR. Sugestões: Nikon D5000 Digital SLR ou Nikon D3100 Digital SLR Câmera

4 comentários:

  1. Só um comentário... Uma boa máquina não faz um bom fotógrafo!

    O que eu conheço de gente que comprou SLR e só deixa no automático não tá na conta... tudo bem, uma SLR vai, invariavelmente, fazer fotos melhores por conta das lentes mais claras (ótica de padrão profissional) e do sensor melhor, mas isto se resume a contraste e luminosidade apenas.

    Querer um equipamento melhor requer aprneder a utilizá-lo. Uma SLR pra quem não sabe o que é um diafragma, o que ele faz pela profundidade de campo e tempo de exposição, nem mesmo sabe criar dentro do enquadramento, é desperdício de equipamento. É dar uma ferrari pra quem não sabe dirigir.

    Bem, é isto... fotografia é bom, mas sem sentar a bunda na cadeira e ESTUDAR, não adianta equipamento.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Klebinho... Aliás, diria que essa máxima vale pra quase tudo. Conheço muitas pessoas que tem uma DSLR mas que sempre usa no automático... Mas uma coisa temos que concordar, mesmo no automático as fotos dessas máquinas são bem melhores que as demais.... Mas vc me deu uma ótima idéia sobre um post: sobre como o estudo é essencial para a fotografia...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que vou pro Paraguai com o autor das dicas kkkkk!

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar prima! Vc vai virar muito fotografa, haha!!
    Bjs

    ResponderExcluir