domingo, 9 de janeiro de 2011

A arte da fotografia - Tilt-shift/Time lapse

Um amigo me apresentou um estilo de fotografia que achei muito legal, o tilt-shift ou time lapse! (não sei bem, mas pelo que pesquisei o estilo é time lapse usando lentes tilt-shift)


Tilt-shift é um tipo criativo e original de fotografia ou filmagem na qual a câmera é manipulada de modo que um local ou algo fique parecendo uma miniatura, sem alterar a escala da foto. Para isso é utilizado uma lente especial (para aprender a fazer no photoshop veja esse tutorial) que altera a profundidade de campo da fotografia.


Vejam só o a ilusão que esse estilo provoca nessas fotos:










Lentes usada para fazer o estilo tilt-shift:



  


Além da fotografia, esse estilo também é usado em filmagens. De acordo com o wikipedia,  Fotografia Time-lapse é um processo cinematográfico onde cada fotograma ou quadro (frame) de filme é tomado a uma velocidade muito mais lenta do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). Ou seja, é aquele efeito que vemos muito em filmes em que  alterações que normalmente são demoradas e sutis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes. O trabalho mais conhecido desse estilo é o de Keith Loutit.


Vejam esses vídeos que fantástico!


http://www.vimeo.com/3156959


E esse é um outro vídeo, de outro artista, que usa a mesma técnica:
http://www.youtube.com/watch?v=Nb5GpV_LUu








Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Time-lapse
http://keithloutit.com/

3 comentários: