quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Minha casa pelas lentes da Lomografia

O meu fascínio pela fotografia tem tomado outro rumo: a lomografia! Nas últimas semanas pesquisei muito sobre essa técnica fotográfica que tem como objetivo resgatar a fotografia analógica (isso mesmo, com o uso de filmes)! Mas como que em pleno mundo digital alguém pensaria em resgatar a foto com filmes? Simplesmente porque produz as fotos mais fantásticas que já vi!


Diana F+
Máquina popular de lomografia (Diana F+)
Estou desenvolvendo uma apostila sobre lomografia (é muito difícil encontrar material sobre o assunto, em nenhuma livraria de Brasília existe livro sobre o assunto, nem na Cultura!) com conceitos, tipos de câmeras, filmes e etc, que em breve postarei no meu blog.





LC-A refurbished

Se você ler no wikipedia o conceito de lomografia vai ficar com mais dúvidas do que nunca. Mas encontrei um conceito que realmente define em poucas palavras o que é a lomografia: fotografia analógica criativa e experimental. Lomografia é capturar o momento, com qualquer uma das várias câmeras existentes, produzindo efeitos como vazamentos de luz, enquadramentos diferenciados, cortes, duplas-exposições, vinhetas e cores profundas e saturadas.



Diana F+ CMYKInfelizmente ainda não comprei a minha lomo, mas estou contando os dias para pegar a minha (faltam menos de dois meses!!). Mas ainda bem que pra tudo existe um programinha no Iphone...



Nas fotos abaixo vocês poderão conhecer minha casa pelas lentes da lomografia:























2 comentários:

  1. Henrique, também descobri agora a lomografia e recomendo o site http://www.lomography.com.br que é super completo tem, da linha do tempo da história da lomografia ao manual de todos os equipamentos. Lá tem também a loja que entrega super numa embalagem super elaborada, câmaras filmes e acessórios para lomografia. Comprovo pois já comprei e recebi em casa o kit da Diana F+ que é fantástico, vem muito mais coisas que aparece nas imagens, inclusive um livro capa dura só sobre a Diana. Recomendo! Um abraço, Solange

    ResponderExcluir
  2. Olá Solange! Foi pelo site da lomography que conheci a lomografia e que me fez virar um grande fã. Mas você é a primeira pessoa que me falou que já comprou pelo site! Muito bom saber! Melhor ainda foi descobrir que junto com a diana vem um livro, não sabia!!! Muito obrigado pelas dicas!
    E fique a vontade para contribuir com o blog!
    Abraços

    ResponderExcluir