terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Relato de viagem - Noruega por Cecília Guimarães

Noruega. Ahhh, a Noruega! É assim mesmo, de tirar suspiros!

Começamos por Oslo. Apesar de não ser a capital mais bonita (perde para a Suécia), é bastante imponente, e dá vontade de não ir embora nunca mais...

Um bom começo para conhecer Oslo é o centro, pela rua Karl Johans Gate, de pedestres, com bastante comércio, perto da estação central e de lá dá para ir caminhando até o Palácio Real, o Parlamento, o Teatro Nacional e a Universidade de Oslo. Próximo à estação está também a Jernbanetorget, principal praça de Oslo, onde há um tigre gigante!




O Palácio Real também é muito imponente, e seu jardim, uma beleza que garante a diversão das crianças!






O prédio da prefeitura também é uma construção bem diferente, e quando fomos estava tendo uma exposição com diversas imagens do espaço. Nesta região vale a pena dar uma boa caminhada, é onde fica o castelo e fortaleza Akershus, e o porto Aker Brygge, onde tem um shopping bem bacana.



Existem diversos Museus interessantes em Oslo. De pintores, o Munch é muito bacana. Outros Museus interessantes são o Museu Vikingskipshuset, com três embarcações vikings, o Kon-Tiki, contando as histórias das expedições dessa curiosa embarcação e o Frammuseet, que mostra o navio Fram, usado para expedições polares. Além desses, o museu Norsk Folkemuseum, que simula construções típicas de cada região da Noruega.








Um parque que nos chamou muito a atenção é o Vingelandsparken, com as obras fantásticas de Gustav Vingeland. As crianças se divertem, e as mães fazem sua corrida matinal lá! E sem abandonar os carrinhos dos bebês!












Outro museu que fomos é o Skimuseet, um museu dedicado à prática do esqui na neve. Porém, como era primavera a estação estava em obras, e acabando ficando apenas com a vista maravilhosa de Oslo e eu finalmente conheci a neve!






Vale a pena também passear pelas pequenas ilhotas ao redor de Oslo. Não encontramos ninguém, e não havia nada, somente as casinhas bem bonitinhas. Acho que é somente para quem mora lá mesmo, mas valeu a visita.







Enfim, fomos conhecer os famosos fiordes! Nosso passeio começou de trem, para Dombås, Åndalsnes, com paisagens maravilhosas, é proibido piscar!!





Em seguida pegamos um ônibus para Ålesund, onde fizemos nossa primeira parada. Deu tempo de ir a um mirante, vale a vista, mas se prepare: são 418 degraus para chegar lá! Em seguida, fizemos apenas um lanche bem rápido.




No dia seguinte, partimos para Geiranger num Hurtigruten! É uma espécie de cruzeiro, uma viagem conhecida como uma das mais belas viagens do mundo! Foi então que começamos a ver os fiordes de verdade! São lindíssimos e escolher apenas algumas fotos foi tarefa dificílima! O Hurtigruten foi para Geiranger e voltou para Ålesund, de onde partimos, às 00:45, para Bergen. Assim, nossa segunda noite foi no navio.








No terceiro dia de nosso passeio, chegamos em Bergen, onde passamos a terceira noite. É a segunda maior cidade da Noruega, já foi a capital do país e é uma cidade belíssima. É a cidade mais chuvosa da Europa! Quando chegamos, demos sorte e o dia estava lindo. Mas não tardou e veio aquela chuvinha no fim da tarde... Como de costume, nos arriscamos até o mirante da cidade, onde havia MUITA neve! Nos divertimos bastante!






Essa eu não podia deixar passar! Como assim uma bicicleta em cima do poste??



O quarto dia de viagem é o dia da volta, pegamos mais trem até Voss, em seguida um ônibus para Gudvangen que passa em uma estrada bizarra, dá um medo danado ver o ônibus fazendo tantas curvas fechadas... mas a vista continua sendo um espetáculo atrás do outro!



De Gudvangen, pegamos um barco até Flåm, uma cidade bem pequenininha, mas muito bacana, e ainda deu tempo de fazer um passeio de trenzinho para conhecer a cidade!







De Flåm pegamos um trem até Myrdal. A viagem Flåm-Myrdal, ou o contrário é muito famosa, pois é uma subida/descida impressionante e maravilhosa! Myrdal está a 867 metros do nível do mar, e lá é neve eterna!






De Myrdal, a volta é para Oslo, vale a pena continuar observando a paisagem sem parar. O passeio todo chama-se Norway in a Nutshell, nós já fomos com tudo agendado pelo site http://www.norwaynutshell.com/

Nosso passeio era o Geiranger & Norway in a Nutshell. Alguns hotéis não são reservados quando se compra o passeio, e nós reservamos tudo pelo www.booking.com ou www.hostelworld.com.

7 comentários:

  1. Adorei esse diário de bordo, Cecília. Engraçado como a cidade muda com as estações. Estou no inverno agora e parece que estou em outra "Oslo". Venham nos visitar aqui no inverno. As paisagens são bonitas e vocês ainda podem esquiar :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Meu nome é Mauro.
    Em qual época do ano você esteve em Oslo ?
    Estou de partida para Oslo em Maio e, preocupa-me o tempo por lá.
    estava muito frio ? Caso possa me ajudar nisto , agradeço
    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro!

      A Cecília foi exatamente em Maio. É frio, mas não é insuportável.. média de uns 10 graus. É até gostoso porque a gente anda o dia inteiro! Agora tem lugares em que neva o ano inteiro, como foi o caso de Myrdal, que é muito alta. Mas nós só passamos por lá, então foi bem tranquilo!

      Excluir
  3. MUITO MARAVILHOSO SEU ALBÚM!
    OBRIGADA POR NOS AGRACIAR COM TANTAS BELEZAS!
    IONE

    ResponderExcluir