sexta-feira, 4 de março de 2011

Relato de Viagem - México parte III - Guadalajara e arredores



Um guia de viagem descreveu tudo que eu precisava para decidir qual seria nosso próximo destino mexicano: "Guadalajara é o México dos mexicanos"! Realmente, a segunda maior cidade mexicana e capital do estado de Jalisco, Guadalajara se orgulha por ser a origem dos principais símbolos mexicanos: a tequila e os mariachis!

Partimos então do aeroporto de Cancún em destino à Guadalajara.

Dica: diversas empresas fazem o trecho Cancún-Guadalajara, como a Continental, Aeromexico e American Airlines. Entretanto, existe uma empresa aérea que não aparece em nenhum desses sites de busca (tipo decolar ou submarino viagens) e que tem ótimos preços para voos dentro do México: Volaris. A Volaris é uma empresa estilo low cost que tem ótimos preços comparados com a concorrência. Mas fique atento ao tipo de tarifa. Apesar de minha passagem ter sido bem barata (menos de 100 reais) comprei sem saber que era uma tarifa que não permitia levar bagagem e acabei tendo que pagar um adicional.

Saguão do Villa Ganz
Chegando em Guadalajara, fomos direto para o nosso hotel: Villa Ganz. O Villa Ganz faz parte de um conceito chamado de Hotel Boutique. A idéia é ser um hotel pequeno, charmoso, acolhedor e dar atendimento exclusivo ao cliente. E realmente era isso tudo e o que esperávamos de um hotel ideal para passar uma lua de mel! Com certeza um dos melhores que já fiquei!

Apesar de ser a segunda maior cidade do México e ter passado por um surto industrial, Guadalajara mantém o clima tradicional que a tornou a capital mundial da tequila e dos mariachis. A cidade é muito charmosa e romântica, repleta de prédios coloniais majestosos, charretes por todos os lados e praças com mariachis cantando para as famílias. Na Plaza de Armas encontramos os principais pontos turísticos do centro, como a imponente Catedral, o Palácio de Gobierno, o maravilhoso Teatro Degollado (onde tivemos a oportunidade de assistir uma orquestra tocando a primeira e nona sinfonia de Bethoven por menos de 20 reais), o Museo de Cera etc...

Carol no Teatro Degollado
O Teatro Degollado merece comentários a parte. Oito colunas coríntias encimadas por um friso triangular com Apolo e as nove musas compõem o pórtico deste teatro neoclássico, de 1400 lugares. O interior dourado e vermelho, de cinco andares, tem lustres cintilantes e uma cúpula com cenas da Divina Comédia, de Dante. O teatro foi reformado várias vezes desde a inauguração, em 1866. Por coincidência, quando estava planejando a viagem, descobri no site www.ticketmaster.com.mx que haveria na data que estaríamos em Guadalajara uma orquestra sinfônica de Jalisco tocando Bethoven. Foi uma das noites mais emocionantes da viagem.

Museo de Cera: a única coisa que achamos no México sobre El Chavo del Ocho
Charretes

A fachada do Teatro Degollado, inagurado em 1866
Lustre do Teatro Degollado
Interior do Teatro, com a abóbada representando a Divida Comédia
Monumento em homenagem a Jalisco: "a sus hijos esclarecidos".
Coreto dos Mariachis
Palácio de Gobierno

Palácio de Gobierno
Orquestra Sinfônica de Jalisco

Tlaquepaque


Localizada no Subúrbio de Guadalajara, Tlaquepaque é um misto de vila de ceramista e retiro chique de fim de semana dos moradores da cidade. A parte turística é uma grande rua com inúmeras lojas com antiguidades, objetos de cerâmica, madeira, metal, vidro e outros tipos de artesanato de altíssima qualidade, com muitos mariachis para animar o local. Às quintas e domingos, Tlaquepaque se transforma numa grande feira a céu aberto.

O lugar é fantástico, imperdível! Se possível, programe-se para almoçar em um dos charmosos restaurantes do lugar.

Como chegar: ônibus turísticos saem constantemente da Plaza de Armas para Tlaquepaque.

~e
Restaurante de Tlaquepaque
Orquestra metálica de mariachis

Tequila


Na Plaza de Armas pegamos um ônibus para fazer o tour da Tequila, percorrendo a cidade de mesmo nome e o mundo José Cuervo. No caminho para Tequila, passamos pela destilaria Três Mujeres, que se gaba de ter o título de produtora das duas melhores tequilas do mundo. Além de conhecer as plantaçoes de Agave Azul (planta da qual é feita a tequila e é patrimonio historico da humanidade), nesse lugar é possível conhecer todo o processo de elaboração e degustar os mais variados tipos de tequila.

Depois partimos para a cidade chamada Tequila, onde surgiu a bebida. De toda a cidade é possível sentir o cheiro forte das destilarias. A cidade é a maior produtora do país e hoje exporta para cerca de 100 países (inclusive o Brasil!). Lá conhecemos o Mundo Cuervo, um enorme complexo da tequila José Cuervo onde o visitante pode conhecer toda a história da bebida e se acabar na loja da marca, que tem desde tequilas raríssimas a outros tipos de presentinhos. Muito bom!!!

Plantação de Agave Azul - patrimônio histórico da humanidade
Agave Azul, planta cujas piñas são usadas para produzir a tequila
Entrada do Mundo José Cuervo

Mundo José Cuervo
Depois que conhecemos e nos apaixonamos por Guadalajara, partimos para nosso último destino mexicano: Cidade do México!!!

Fontes turísticas:  Guia visual Folha de São Paulo - México

6 comentários:

  1. Que viagem fantastica! em Henrique, amei as fotos e o texto , contunue assim postando coisas edificante. Muito legal.("-")

    ResponderExcluir
  2. Henrique, vc acabou de criar necessidade rsrs.
    Bj
    Paty Campos

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOMMMMM! Quando leio seus posts sobre o méxico me dá uma vontade louca de estar lá!!Assistir a orquestra foi fantástico heim???
    Carol estava maravilhosa nas fotos.
    Beijo
    Su

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostaram meninas!! Depois de um tempo parado voltei a ativa!
    Paty, achei o máximo o criar necessidade, hahaha...

    Suzete, a o orquestra foi emocionante demais!!! Depois vou te mostrar um vídeo com a parte final, com um coral... Foi lindo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que fotos maravilhosas, que relato incrível, que vontade de conhecer o México!

    Adorei!E nao fique tanto tempo sem postar viu?
    bjos

    ResponderExcluir