quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Eu preciso mesmo de uma DSLR?

Muitas pessoas se perguntam sobre a verdadeira utilidade de se ter uma máquina DSLR ao invés das point and shoot (para saber a diferença entre as duas, veja esse post).

Apesar de ser um pouco mais trabalhosa e pesada para carregar, com certeza vale muito a pena troca a máquina comum por uma que permita fotos de melhor qualidade.

No meio do ano passado resolvi comprar uma point and shoot para carregar para usar quando estivesse com preguiça de levar a minha Nikon D5000. Logo depois que comprei, levei-a para um casamento. Que decepção!!! As fotos ficaram horríveis, com péssima qualidade por ser um ambiente com pouca luz! Fiquei com vergonha das fotos e apaguei quase todas...

Não quero dizer que essas máquinas são totalmente inúteis, mas existem certa situações em que simplesmente é melhor desistir de tirar fotos boas, como ambientes com pouquíssima luz, shows, teatros e etc... (depois escreverei sobre em quais condições se pode tirar uma foto boa com as point and shoot). Nesses casos, é necessário uma máquina que te permita lidar com os problemas da luz.

Vejam a comparação entre fotos de dois casamentos semelhantes fui, à noite, com as duas máquinas.

Foto tirada com a sony W350:



Foto tirada com a Nikon D5000:

2 comentários:

  1. Henrique, seu problema com a Sony foram aqueles 2 refletores ali... A máquina fotometrou com base naqueles pontos e acabou escurecendo o resto.

    Sua Nikon teria feito o mesmo caso você não interferisse na fotometria (coisa que na segunda foto não foi necessário). Como eu sempre faço tudo manualmente (tirando tempo de exposição, claro... hehehehe), dá pra prever esse tipo de problema antes de bater, mas nas digitais, só tirando uma antes pra ver como vai se comportar.

    Só como dica, nestes casos, mete +2 na exposição e deixa estourar. OU direcione a máquina pra um canto mais escuro, faça a fotometria segurando o shutter até o primeiro estágio, e mande bala no assunto desejado.

    Com as pont-and-shoot dá pra fazer coisas MUITO boas, basta aprender umas malandragens. Eu mesmo me orgulho muito de alguns disparos.

    Dá uma olhada no meu Flickr depois (www.flickr.com/kleberlpa), tá bem desatualizado, mas tem bastante coisa. Quase tudo com uma Olympus de bolso.

    ResponderExcluir
  2. O problema na primeira foto foi exatamente os refletores.... por isso tenho ressalvas com as máquinas point and shoot... Não que eu as condene plenamente, pelo contrário.. mas há situações em que elas definitivamente não permitem fotos boas... Nesse caso, não tive solução... se eu fizesse o que você falou, aí que a foto ficaria horrível mesmo, pois o ambiente era muito escuro... provavelmente o ISO tornaria a foto inviável, como aconteceu com outras que tirei..

    Nao acho que a nikon decepcionaria tambem caso usasse ela no automático, até porque ela tem uma abertura e um sensor melhor... mas era necessário sim interferir na fotometria. Os pontos mais claros no meio são refletores como os da outra foto... a diferença é que consegui minimizar os seus efeitos.

    Gostei de conhecer seu flickr.... só falta atualizar as fotos...

    Concordo com vc, as point and shoot permite fotos boas.. vou fazer um post mostrando que até com celular dá pra tirar fotos boas...

    Abraços

    ResponderExcluir